segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Autodestruição

-

Entende-se por autodestruição o comportamento ou comportamentos negativos e destrutivos que um indivíduo tem para consigo mesmo.
Estes comportamentos podem fazer parte de um processo de evolução física marcado por tendências suicidas, tentativas de suicídio ou de automutilação, ou pode fazer parte de comportamentos que arrastam o sujeito para uma morte social, como sejam a perda de auto-estima, o isolamento e a solidão auto-infligida, etc.
Há uma enorme recusa e negação face à sua existência no mundo; o sujeito não investe no mundo, nos outros e, em última análise, em si mesmo. Estes comportamentos podem ser reveladores de uma depressão culpabilizante.
Estes desejos de morte e o não investimento nos outros podem também levar o indivíduo a cometer homicídios, que podem ser vistos como equivalentes suicidários.
Em termos psicanalíticos, as condutas de autodestruição podem revelar uma grande actividade e até mesmo ao extravasar dos mecanismos de defesa do sujeito e uma demanda ambivalente de compromisso entre a pulsão agressiva, a culpabilidade e uma necessidade de autopunição.

-
Ta. Mas e agora, o que pretende fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário